Temas dos Aprendizes
"O homem retarda, porém a lei o impulsiona."
Refletindo sobre o tema, percebo que ainda deixo para amanhã algumas tarefas. Essa atitude já me trouxe muitos dissabores, porém, me impulsiona e disciplina para que não retarde o que posso fazer hoje.
"A paz é uma conquista íntima do Espírito em prova."
Creio que a paz só pode ser alcançada com a sensação do dever cumprido, com a consciência tranquila e através da reforma íntima. Exige esforço, persistência, vontade, disciplina e resignação, assim animando para a luta.
"Levante o caído. Você ignora onde seus pés tropeçarão."
Sou muito julgadora e este é um dos meus maiores defeitos. Já julguei e depois vi que tive a mesma atitude. Agora tento me policiar, porém, muitas vezes ainda repito a mesma situação julgando meu próximo sem ponderar.
"Falar pouco e certo é dizer muito em poucas palavras."
Falar menos e ouvir mais me obriga a refletir antes de falar, pois tenho que usar sabedoria para isso e muitas vezes adquirida com meus erros. A fala pode não ser construtiva, pois, o que é certo para mim não é para o outro.
"Diante da noite, não acuse as trevas. Aprenda a fazer o lume."
Na EAE estou aprendendo a ver em todos os acontecimentos e dificuldades da vida lições e possibilidades de aprendizado. Por vezes faço luz no caminho das pessoas como também recebo incentivo e luz.
"Nos caminhos das realizações espirituais não há quedas definitivas."
Aprendi que ainda tenho falhas, mas essas quedas me fazem querer levantar, pois, hoje, a semente do servir a DEUS PAI E JESUS já germinou no coração, então não posso ficar parada, pois o espírito é fadado à luz.
"Toda virtude que se conquista é uma nova porta que se abre para um mundo melhor."
Sendo assim, ao conquistar uma virtude uma nova porta se abre para meu mundo interior e também para o mundo externo, pois promove um crescimento do meu ser como um todo.
"O seu mau humor não modifica a vida."
Quando mais nova, era irritada e de mau humor, porém, convivi muitos anos com uma pessoa e percebi como essa postura era desagradável e causava desentendimentos. Hoje quero mudar essa postura para ser saudável.
"Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro, demonstre a sua."
Ainda sinto dificuldade em não exigir a educação do companheiro, principalmente quando aflora sentimentos de raiva. Porém, procuro sempre demonstrar a minha.
Dirigente de EAE, envie-nos, digitado e para o e-mail [email protected], o melhor trecho de algum tema escrito por seus alunos, informando sempre tema, nome completo do aluno, turma, nome da casa e regional.