Como foram os cursos de Acolhimento Fraterno?
Foram um presente. Talvez essa seja a melhor expressão para traduzir o que foi a experiência de vivenciar os cursos de Capacitação de Entrevistadores realizados em três momentos em 2023.
Foi um diferencial em minha vida, seja na relação com as pessoas, no meu lar, no trabalho, na rua, enfim, em todas as oportunidades de me relacionar com o próximo.
Começamos com um projeto-piloto, onde tive o privilégio de vivenciar o curso, seu propósito e alcance do seu conteúdo. As primeiras reuniões com irmãos em Aliança que fizeram parte do grupo sob a orientação da "gigante" Ana Rosa Ramos Nunes, voluntária na Regional Centro Oeste, foram gratificantes. Fomos pontuando os pequenos ajustes e depoimentos para, enfim, colocar para todos os Grupos da Aliança. Acredito que trabalhar na equipe de apoio, para mim, foi muito edificante como servidor.
Tivemos o primeiro encontro com os participantes. Foi muito interessante observar a evolução durante os módulos quanto ao engajamento deles. Também é bom destacar as dinâmicas e a aquisição de novos conceitos.
O conhecimento e a "bagagem" da Ana foram fundamentais para o alcance do objetivo do curso. A sua experiência com o trabalho do CVV contribuiu bastante para o sucesso dos encontros.
Tudo foi incrível: as histórias, os vídeos, a vivência e os estudos que compuseram o conteúdo.
Alguns termos que não esqueceremos mais: parafrasear, necessidades, get service, escutatória e outros presentes durante o curso vão ficar na memória daqueles que lá estiveram. Cada participante levou consigo o conhecimento de como receber aqueles que chegam à nossa casa (ou em nossa vida) necessitados de um acolhimento.
Vieram o segundo e terceiro encontros e foram inevitáveis as adaptações para melhor atender aqueles que estavam chegando, incluindo a mudança do local e também na dinâmica do curso.
Embarcar nessa empreitada, seja como equipe ou participante, certamente foi um diferencial de 2023. A vibração e a energia presentes vindas do plano espiritual e dos participantes e a propagação para todos que ali estiveram foram renovadoras. Certamente ouvir o próximo, enxergar suas necessidades e acolhê-lo têm um novo significado em minha vida.
Marcelo Yago é do GEAE Embaré, da Regional Litoral Centro
Projeto-piloto de curso de Aprimoramento de Dirigentes de Evangelização Infantil
Nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro de 2023 aconteceu o aprimoramento de dirigentes de Evangelização Infantil. O projeto-piloto contou com a presença de 22 pessoas que fazem parte da equipe de apoio deste trabalho.
Ao longo de 12 horas refletimos sobre noções de liderança, as condições necessárias para o desenvolvimento da tarefa e sobre os trabalhos de coordenador regional da Evangelização Infantil e de dirigente da Evangelização nas casas espíritas.
O conteúdo foi organizado em quatro módulos:
- História e origem da Evangelização Infantil
- Organização material e espiritual
- Comunicação não violenta
- Noções de direção centrada no grupo e a relação com o conceito de liderança servidora
As avaliações foram positivas e o aprimoramento será oferecido em 2024 a todos que coordenam o trabalho de Evangelização Infantil, nas casas ou nas Regionais.
Equipe de apoio da Evangelização Infantil