'Nosso Lar 2', oportunidade de ouro para a divulgação do Espiritismo
O Espiritismo vai ganhar destaque nos cinemas de 2024. O filme "Nosso Lar 2 - Os mensageiros" estreia em 25 de janeiro, 13 anos depois do lançamento de "Nosso Lar". O enredo é baseado no livro "Os Mensageiros", o segundo da famosa série "A vida no mundo espiritual", do espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier.
O primeiro "Nosso Lar" foi assistido por mais de 4 milhões de pessoas apenas no cinema. Trata-se de um dos filmes espíritas de maior repercussão no cinema brasileiro, contribuindo para a propagação do Espiritismo e dos livros de André Luiz.
Assim como o primeiro filme, "Nosso Lar 2" é dirigido por Wagner de Assis, que também é o diretor de "Kardec", "Ninguém é de Ninguém" e "A Menina Índigo".
Em "Os Mensageiros", André Luiz acompanha um grupo de espíritos da cidade de Nosso Lar, liderados por Aniceto, em uma missão para apoiar irmãos encarnados que estão prestes a fracassar em suas tarefas programadas.
A história está disponível na literatura desde 1944, quando a primeira edição do livro foi publicada. Agora, com a reprodução deste drama no cinema, com atores famosos (Edson Celulari será Aniceto), efeitos audiovisuais e uma divulgação massiva na imprensa e redes sociais, a obra de André Luiz pode alcançar um público ainda maior.
Fagulha para o despertar
A propagação do Espiritismo ainda é um desafio. Não à toa, esse é o tema da última aula da Escola de Aprendizes do Evangelho.
Se, no passado, o desafio era vencer barreiras legais ou sociais que restringiam a liberdade religiosa, hoje é outro. É encontrar novas linguagens, formatos e canais para conseguir tocar mais corações.
Com a evolução do cinema espírita, os filmes passaram a ser uma nova frente de divulgação da doutrina. Assim como o livro foi a porta de entrada de muitas pessoas para o Espiritismo, os filmes podem ser a fagulha para o início de uma jornada religiosa.
Nesse sentido, o burburinho esperado com "Nosso Lar 2" é uma oportunidade para todas as frentes de trabalho e estudo ligadas ao Espiritismo.
Boa parte do público que irá ao cinema deve continuar interessada pelo tema e buscar mais informações, seja procurando outros filmes espíritas, comprando os livros de André Luiz ou assistindo uma palestra em um centro espírita.
É possível, inclusive, que os telespectadores procurem as nossas casas com perguntas sobre cenas e conceitos apresentados no filme. Diante disso, é importante nos mantermos atualizados sobre as produções audiovisuais espíritas para melhor conseguir acolher os irmãos que baterem à nossa porta em busca de conhecimento.
Marina Gazzoni é da equipe de O Trevo e voluntária no Cempe - Regional São Paulo Centro
15 filmes e documentários espíritas para ver online
Veja a seguir 15 obras disponíveis no catálogo das plataformas de streaming de vídeo:
- Nosso Lar (Star+)
- Kardec: A história por trás do nome (Netflix)
- Nada é por Acaso (Amazon Prime)
- Deixe me viver (Amazon Prime)
- Predestinado - Arigó e o Espírito do Dr. Fritz (Telecine)
- Ninguém é de Ninguém (Amazon Prime)
- A menina Índigo (Netflix e Amazon Prime)
- O Filme dos Espíritos (Telecine)
- Chico Xavier (Amazon Prime, Globoplay e Paramount+)
- Chico Xavier - A Série (Star+)
- As Mães de Chico Xavier (Netflix, Telecine)
- Quando lembro de Chico (Amazon Prime)
- Chico para Sempre (Star+)
- A Face Oculta da Medicina (Amazon Prime)
- Por Trás do Véu (Amazon Prime)