Página dos Aprendizes

“Não estacionar no bem nem progredir no mal.”

Outro dia eu li um post que dizia que há uma ilusão de que saber de algo já basta. E eu entendo que esse tema se relaciona muito com essa frase, pois, sabendo tudo sobre a espiritualidade até esta etapa da Escola de Aprendizes do Evangelho, não basta só eu saber — é preciso agir. Entendo que devo continuar progredindo, em vez de estacionar no bem e nas coisas que aprendi na Escola.

Bianca Aparecida S. Tonini - 11ª turma
Grupo Espírita Sintonia Fraterna - Santos/SP
Regional Litoral Centro

“Lembre-se de que o mal não merece comentário em tempo algum.”

Quando não acho uma determinada situação adequada, evito dar minha opinião. Faço isso, na maioria das vezes, apenas quando me pedem ou quando se refere a alguém muito próximo. Fora isso, tenho me policiado para não falar da vida de terceiros, pois sei que isso não agrega nada para a minha vida nem para a minha evolução.

Camily Lima Faria - 20ª turma
Casa de Evangelização Espírita Estrada de Damasco - Guarapari/ES
Regional Minas Gerais

“Não estacionar no bem nem progredir no mal.”

É necessário não só evitar o mal, mas também buscar sempre caminhar em frente na trilha dos ensinamentos que o Cristo nos deixou. Não fazer o mal é fácil; porém, buscar fazer o bem é um eterno exercício de crescimento interno e auto-observação.

Larissa Valentim Pereira – 3ª turma - online
Grupo Espírita Nosso Lar - São Paulo/SP
Regional SP Oeste

“Deus é a fonte do bem; o mal é criação dos homens.”

Sim, concordo que Deus é a fonte do bem e que sou uno com Deus como ser humano. Mas, como homem, entendo que aquilo que acredito ser mal nasce da minha ignorância, e o mal é fruto de tudo aquilo que não me convém. Esse mal fica sob minha inteira responsabilidade.

Amador Moreira Araújo Filho - 7ª turma
Núcleo Assistencial Espírita Terceiro Milênio - Vila Antonieta - São Paulo/SP
Regional SP Leste

“O seu mau humor não modifica a vida.”

Quando fico mal-humorado, procuro algo que me faça sorrir e perdoar o que causou esse estado. Meu mau humor só serve para que eu veja mais dificuldades e deixe de enxergar soluções para os meus problemas.

Vítor Félix de Ávila – 12ª turma
CEAE Barretos – Barretos/SP
Regional Ribeirão Preto

“Aliança é um estado de Espírito. Estamos à altura dele?”

A Aliança é um estado de espírito que pede atenção constante em mim e nos meus irmãos de caminhada. O foco, a persistência e a presença são partes indispensáveis para a sonhada reforma íntima e para a formação do elo da corrente de que precisamos construir para alcançar uma vida melhor.

Tatiana Baddini Echigo - 24ª turma
Grupo Espírita de Aprendizado Evangélico - Embaré - Santos/SP
Regional Litoral Centro

“Nos caminhos das realizações espirituais não há quedas definitivas.”

Analisando minha trajetória evolutiva, percebo que ainda me deixo iludir, mas isso ocorre com muito menos frequência do que antes da Escola. As ferramentas e a determinação que hoje tenho me auxiliam na manutenção e na pronta retomada do caminho certo. Por saber que não estou sozinho nesta caminhada, persevero e não me puno mais pelos desvios, mas busco força naqueles que me auxiliam.

Rachel Barrios Caetano - 35ª turma
CEAE Santana - Parque Mandaqui - São Paulo/SP
Regional SP Norte

“A verdade liberta e estimula para a redenção.”

Percebo que a verdade nos aproxima da redenção, porque quando trabalhamos e agimos conforme o que acreditamos, sentimos felicidade e a sensação de dever cumprido. Tenho realizado minhas tarefas familiares e sociais com base na verdade do amor, da paciência e da compreensão e sinto a vida mais leve. Busco, através dessa verdade, encontrar a redenção junto aos ensinamentos do Mestre Jesus.

Fabiane Marques - 17ª turma
Centro Espírita Paulo de Tarso - Rio Grande/RS
Regional Extremo Sul

“Ajude conversando. Uma boa palavra auxilia sempre.”

Já me vi muitas vezes esperando uma palavra acolhedora em momentos de dificuldade. Eu não queria incomodar ninguém e, por isso, me fechava. Um erro. Quando estamos no turbilhão, não conseguimos enxergar pequenos detalhes que podem virar o jogo a nosso favor. Hoje, dentro do possível, procuro sempre oferecer uma palavra que acolha e traga um toque mágico, como tantas vezes recebi.

Edna Giugliani - 1ª turma
Grupo de Estudos Espírita Despertar da Nova Era - Santo André/SP
Regional ABC

Navegue:

Compartilhe: