O Carnaval do EGM: 80 horas de emoção

Realizamos no Carnaval o 52º EGM (Encontro Geral de Mocidades) da Aliança Espírita Evangélica, onde tive minha 11º participação (foram 4 vezes como aluna e 7 como voluntária). Nesta edição, foi minha primeira vez como voluntária da Equipe Mocidade.
Pra começar, ser parte da equipe não tem nada de glamouroso, é muita correria e resolução de problemas ao vivo. Mas trabalho hoje com pessoas incríveis, então dividir essa carga e essa alegria com eles fez tudo ficar mais leve e mais bonito. Obrigada Bruna Porsebon, Ana Paula Eloy e Marcelo Rocha ❤️
Talvez muita gente não saiba, mas a elaboração de um Encontro Geral se inicia em julho do ano anterior. Então estamos pensando nessa edição precisamente desde 20/07/2024.
Nesse primeiro momento de elaboração, debatemos quais temas estão em alta nas turmas de Mocidade de várias regionais e definimos o tema que será trabalhado. O desse encontro foi: “O Evangelho Segundo o Jovem Espírita”, com a intenção de falar sobre a doutrina espírita e ouvir o que a juventude pensa e pratica sobre isso.

Depois de meses elaborando cada uma das frentes de trabalho (são mais de 20 frentes atuando para fazer o EGM acontecer), chegamos ao tão esperado “laboratório”, onde reunimos todas as pessoas voluntárias para treinar como serão as atividades e toda logística do Encontro.
É nesse fim de semana de imersão que analisamos os primeiros possíveis problemas do local que irá nos receber, pensamos em potenciais soluções, ajustamos as frentes de cada pessoa voluntária, apresentamos as atividades elaboradas, fortalecemos amizades e conhecemos novas pessoas que serão parceiras em nossas frentes.
É um período curto, mas de muita emoção. Este ano tivemos o prazer e o privilégio de receber uma mensagem mediúnica do nosso querido amigo Greg, que desencarnou no ano passado e deixou muitas saudades em todo o movimento.
Com todas as arestas aparadas após o laboratório, tivemos uma grande surpresa no final de fevereiro: a escola que ia nos receber precisou retirar a permissão por questões internas e, faltando 2 semanas do Encontro, ficamos com mais de 600 pessoas inscritas, literalmente “sem teto”. ⚡️
Foi então que recorremos ao laço forte da Aliança, apresentando nossa dificuldade em uma reunião do CGI (Conselho dos Grupos Integrados). Prontamente, a equipe do Manchester-Nice ofereceu suas instalações para nos receber, garantindo que o espaço seria de uso exclusivo durante os quatro dias de Encontro e, portanto, nos comportaria sem problemas.
Com isso, pudemos respirar aliviados. Conseguimos não apenas um local, mas um local sensacional! Fica então meu agradecimento aos companheiros Cleomar, Rogério e Carlos que nos deram todo suporte para isso.
600 jovens, experiências únicas
Com toda alegria, antecipação e ansiedade, o dia do Encontro finalmente chegou! Um grupo de 70 pessoas chegou na véspera (momento que chamamos de Pré-Encontro), sexta de Carnaval, para organizar todo o espaço: limpamos, organizamos, emplacamos salas e também confraternizamos... pois o encontro começa ali.
Os quatro dias de EGM são intensos. Afloram diversas emoções: boas e ruins. Afinal, convivemos durante mais de 80h seguidas com 600 pessoas. ✨
Perdi a conta de quantas pessoas abracei, de quantas vezes sorri e vi outras pessoas sorrirem, de quanto chorei de emoção. Meu corpo ficou exausto, meu coração ficou repleto de amor e de novos afetos com pessoas de muitos lugares do Brasil.
É difícil relatar o que é ou como foi o EGM. Para cada pessoa presente, a experiência é única. Entre alunos, voluntários, coordenadores de frente, coordenadores regionais e visitantes, o Encontro é nosso lugar, é o melhor jeito de curtir o Carnaval, é o que faz nosso coração pulsar e nossos olhos brilharem! ❤️
Não vejo a hora de reencontrar todas essas pessoas de novo e de novo...

Bárbara Ruiz é da Equipe da Mocidade