O Projeto EAE/FDJ, que vem trabalhando em uma atualização da EAE (Escola de Aprendizes do Evangelho), está organizando um projeto-piloto para testar uma nova proposta de conteúdo para as aulas 1 a 14. A intenção é reforçar o caráter iniciático da EAE.
Foram selecionadas turmas de EAE que se iniciam entre abril e maio de 2025 para testar os novos textos didáticos. Os dirigentes e facilitadores serão convidados a dar seus pareceres sobre o novo conteúdo, sua abordagem, referências bibliográficas, estrutura da aula e muito mais.
Esta fase do projeto foi apresentada ao CGI (Conselho dos Grupos Integrados) na reunião de dezembro de 2024 e será um processo finalizado até dezembro de 2025, com a intenção de implementação em novas escolas a partir daí.
O que muda nas 14 aulas (proposta preliminar):
Nº | Aula Atual | Nova Aula |
---|---|---|
1 | Aula inaugural | Aula inaugural |
2 | A criação | As três revelações - Escolas Iniciáticas |
3 | O nosso planeta | A Criação Divina - Deus Universal e de todas as religiões |
4 | Raças primitivas | O nosso planeta - Alinhamento religião e ciência |
5 | Constituição geográfica da terra | Como chegamos aqui - A evolução da raça humana na Terra |
6 | Civilização da Mesopotâmia | Introdução ao processo de reforma íntima |
7 | Missão planetária de Moisés | Tradição Espiritual e o contexto religioso em nossas vidas |
8 | Introdução ao processo de reforma íntima | Evolução e antecedentes do Espiritismo no Cristianismo e Judaísmo |
9 | Decálogo - regresso a Canaã | A Missão de Moisés e a primeira Revelação - Contexto histórico |
10 | Governo dos juízes | O Decálogo. A jornada a Canaã |
11 | Separação dos reinos | Estruturando um povo para receber Jesus - A história de Israel |
12 | História de Israel | O papel dos Profetas e Reis na sustentação da doutrina judaica |
13 | Implantação do caderno de temas | Implantação do caderno de temas |
14 | O nascimento e controvérsias doutrinárias | O Ambiente Espiritual – história e tradições – à chegada de Jesus |
Observação IMPORTANTE: esta lista é prévia e será alterada até sua publicação final, prevista para 2026.
A equipe leva em conta as contribuições e sugestões do movimento, estudo complexo do processo de iniciação, aspectos relacionados ao novo público que chega às nossas escolas, questões atuais conectadas à regeneração do planeta e atualização de referências históricas, científicas, bibliográficas e modalidades dos materiais a serem disponibilizados aos alunos.
📢 O que vem pela frente
É preciso ressaltar que, neste momento, nada muda nas escolas atuais. A alteração definitiva dependerá das avaliações, eventuais ajustes e de discussões futuras no CGI.
Ao longo do ano, prosseguiremos com o trabalho de revisão e inclusão de novas referências às aulas que têm como base o livro “O Redentor”, já adiantando que não serão modificados os textos desse livro tão consagrado de Edgard Armond.
Dois avisos importantes:
- Precisamos de mais ajuda no grupo – discípulos comprometidos com a EAE serão bem-vindos em nossa equipe. Para isso, é só contactar pelo e-mail: [email protected].
- Dirigentes que ainda não fizeram sua ATUALIZAÇÃO, por favor, apressem-se! De acordo com o cronograma aprovado pelo CGI, os dirigentes que queiram dirigir novas turmas a partir de 2026 precisam dessa atualização até o final de 2025.
Equipe Projeto EAE/FDJ