
Em alguns momentos ou de modo mais permanente algumas pessoas podem sentir que não estão no “lugar certo”. Este local por muitos desejado pode ser uma noite de sono tranquila, uma viagem para destino incomum ou a própria permanência em um lar onde a paz nos encontre.
Existem muitos lugares cotidianos onde poderíamos exercitar sermos comunicativos, integrados, dinâmicos ou, simplesmente, silenciosos, porém em constante atividade de compreensão, equilíbrio e evolução. De modo geral, talvez este lugar possa ser o trabalho profissional, a seara espírita, o tempo de caminhada ou meditação, o momento com um animal de estimação, crianças, compras, visita ao médico ou em algum momento de dor.
A vida se passa alternando dias de sol e chuva, apresentando estações meteorológicas que interagem com nossos sentidos, emoções e disposição íntima. Nossa mente vivencia a possibilidade de estímulos diversificados, que em parte, podemos escolher. Como ler um livro, fazer um pão, buscar um terapeuta, dialogar com amigos ou vivenciar a arte.
Portanto o “lugar certo” pode estar em muitos lugares. Desde que nosso temperamento possa nos fazer sentir que, de algum modo, estamos no controle. De nossas escolhas, atitudes, palavras e mensagens subliminares.
O entendimento de nossa realização pessoal passa por um processo de aprendizagem onde é necessário sentir que temos afeto por cada passo. Mesmo que muitas vezes estes passos sejam mais lentos, saiam de algum modo do prumo ou não estejam na harmonia que gostaríamos.
O “lugar certo” está dentro de nós e precisamos saber que a reforma interior pede tempo, estudo, paciência e humildade.
A Luz do Caminho
Desse modo, é apenas caminhando que o caminho se desdobra. Em cores, formas, surpresas, desafios, alegrias ou desilusões. O “lugar certo” está dentro de nós e precisamos saber que a reforma interior pede tempo, estudo, paciência e humildade.
Habilidades podem ser desenvolvidas, se o erro e o acerto tecerem, de algum modo, uma trilha que tem na descoberta e no encontro um destino em novas paragens. Um despertar curado de aflições que nos levem ao nosso “lugar especial”. O coração!
Curar o planeta é meta espiritualizante e especial. Cuidar do ambiente em que vivemos com objetivo maior e o pensamento de que todos nós estamos realizando este objetivo juntos nos move a unir forças. Cada um do seu jeito, com sua cor, sexo, profissão e responsabilidade.
Um ambiente regenerado requer atividade constante. Estamos, hoje, no momento e lugares certos. Basta perceber ao lado, o que nos faz humanos. O sentimento de cooperação. Onde quer que estejamos. Nosso “lugar certo” hoje é também a Terra. E amanhã uma Terra renovada.
Sobre a Autora
Carmen Alves é do Grupo Socorrista Emmanuel, na Regional Litoral Sul.