Página dos Aprendizes
“Sem desprendimento dos mundos materiais não pode haver ascensão espiritual.”
Esse desprendimento vem acontecendo de forma natural, mas já fui aquela pessoa que diz "se o dinheiro não traz felicidade, a gente com ele compra", ou outro pensamento: "quem disse que dinheiro não traz felicidade é porque tem dinheiro e não sabe o que é ser pobre!" Hoje, graças a Deus, não penso mais dessa forma. Estudando o Espiritismo, passei a ter uma visão mais ampla da vida e entender quão difícil se torna a prova de quem tem bastante dinheiro ou bens materiais.
Juliano Correa Leite – 52ª turma
Centro Espírita Redenção – Araraquara/SP
Regional Araraquara
“Diante da noite não acuse as trevas, aprenda a fazer lume.”
Quando a noite se aproxima, eu digo, vou me recolher, não vejo mais nada. Na verdade, não é a escuridão, mas a noite é minha luz que anda um pouco apagada.
Deusdedit de Paula dos Anjos – 9ª turma
Grupo Espírita Raios de Luz – Lagoa Santa/MG
Regional Minas Gerais
“Ajude conversando. Uma boa palavra auxilia sempre.”
Eu costumo ajudar quando me pedem ajuda, mas confesso que antes fazia com má vontade, nem sempre estava disposta. Mas, hoje, me disponho a ajudar com carinho e atenção, nem sempre vou conseguir ajudar, mas estou ali oferecendo o que tenho de melhor, e sem esperar nada em troca.
Luana Silva Santos – 3ª turma
Fraternidade Assistencial e Espírita Discípulos de Jesus – Ribeirão Pires/SP
Regional ABC
“Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro, demonstre a sua.”
No meu dia a dia, é difícil manter meu equilíbrio emocional. Eu trabalho meu ego para reconhecer as minhas falhas. Evito discutir e perder minha calma, eu não sou fácil. Mas tenho educação com o próximo, respeitando e conversando. Não é fácil, mas eu entendo. Entender o lado do próximo.
Denise Oliveira Lints – 12ª turma
CEAE Barretos – Barretos/SP
Regional Ribeirão Preto
“A paz é uma conquista íntima do Espírito em prova.”
A conquista da paz depende de um trabalho de melhoramento interior, uma ação de dentro para fora, um processo contínuo de aprimoramento moral. É um processo lento, onde é preciso tempo, disciplina e minha vigilância.
Katia Grossi Nascimento – 58ª turma
Centro Espírita Redentor – Santo André/SP
Regional ABC
“Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro, demonstre a sua.”
Considerando que talvez o companheiro não esteja no seu momento de compreensão evolutiva, escolho ficar no meu silêncio e continuar com meu comportamento habitual de educação, que é o respeito ao próximo.
Cleia P. de Souza – 143ª turma
CEAE Genebra – Bela Vista – São Paulo/SP
Regional SP Centro
“Ajude conversando. Uma boa palavra auxilia sempre.”
Quantas vezes machuquei ao invés de auxiliar. Fica aqui uma lição! Uma palavra mal colocada pode desanimar alguém. Mas uma palavra boa pode levantar, acolher, transformar. Quando falamos com gentileza, criamos um ambiente de paz, tornamos nossas relações mais leves, mais humanas.
Fabiane Ribeiro Soares – 50ª turma
Casa Espírita Edgard Armond – Santo André/SP
Regional ABC
“Sem desprendimento dos mundos materiais, não pode haver ascensão espiritual.”
Eu tenho tido dificuldade de me desprender das necessidades materiais, principalmente porque estou num momento de transição financeira. Porém, tenho a certeza de que, enquanto filha de Deus, eu sou herdeira e digna de merecer toda a abundância e a prosperidade deste mundo, pois quando buscamos o Reino de Deus, tudo o mais me será acrescentado.
Patrícia Madeira – 17ª turma
Centro Espírita Paulo de Tarso – Rio Grande/RS
Regional Extremo Sul
“Cultivar o silêncio é lutar pela paz interna, vencendo a agitação do mundo.”
Percebo que, no contexto espírita, o silêncio vai muito além da simples ausência de ruídos externos. Ele representa um espaço de introspecção e conexão comigo mesmo e com o plano espiritual. É nesse recolhimento que o silêncio contribui para a paz interna.
Edmara Cristina Padovan Lanza – 50ª turma
Grupo Fraternidade Cristã – Parque S. Domingos – São Paulo/SP
Regional SP Oeste