“Diante da noite, não acuse as trevas. Aprenda a fazer lume.”

Faço isso fazendo comentários positivos, mudando o assunto para temas fraternais, por exemplo. Tenho responsabilidade por absolutamente tudo que me acontece e prefiro focar na luz, inclusive em momentos de escuridão, pois dessa maneira minha jornada fica muito mais amorosa e plena.

Ramon Tales Barbosa – 9ª turma
Grupo Espírita Raios de Luz
Lagoa Santa/MG – Regional Minas Gerais


“As dores sangram no corpo, mas acendem luzes na alma.”

Sempre ouvi que toda dor traz um aprendizado e que ninguém recebe um fardo maior do que pode carregar, mas, no momento da dor, é muito difícil enxergar algo além da dor. O que aprendi, o que mudou, e a partir disso o que posso fazer com esse aprendizado em minha vida, o que posso iluminar e aprender com a dor.

Letícia Gallego – 7ª turma
Fraternidade Espírita Alvorecer
Santo André/SP – Regional ABC


“O culto de um Deus exterior é um retardamento evolutivo.”

Esta frase me faz refletir como é importante buscar a evolução pessoal e espiritual, através do autoconhecimento e conexão com a minha essência. Tento respeitar as diferentes opiniões. Não acho que seja um retardamento evolutivo, mas momentos diferentes de entendimento da grandeza do nosso pai.

Rosimeire Alves de A. Duarte – 57ª turma
Centro Espírita Redentor
Santo André/SP – Regional ABC


“O cristão é chamado a servir em toda parte.”

Eu, como cristã, devo ajudar sempre que um irmão necessite, não cabe a mim julgar ou selecionar o que quero ajudar. Eu já fiz muito isso, quando alguém me pedia dinheiro no farol e eu julgava ser para usar drogas ou bebidas, hoje tenho outros olhos para essa situação.

Tarsila Benedetti – 24ª turma
Grupo Espírita Raios de Sol
São Paulo/SP – Regional SP Oeste


“Sem desprendimento dos mundos materiais não pode haver ascensão espiritual.”

Os bens materiais não nos permitem crescer. Sabemos que todo bem vem de Deus e só Ele pode nos dar ou tirar. Tenho feito um exercício de apenas usufruir, sem me apegar aos filhos, aos familiares, ao trabalho, fazer o meu melhor agradecendo sempre pelo que tenho e pelo que sou.

Geovani Aparecida Sutil – 7ª turma
Casa Espírita Caminho da Luz
Balneário Camboriú – Regional SP Centro


“Servir com desprendimento, sem visar retribuições do mundo, é viver com sabedoria.”

Quando somos tementes a Deus, quando cremos que o amor e a solidariedade fazem parte do caminho verdadeiro que nos eleva, entendemos que servir com desprendimento é uma atitude natural.

Katia Rafael Casa Santos – 50ª turma
Casa de Timóteo Evangelização e Cultura Espírita
São Bernardo do Campo/SP – Regional ABC


“A paz é uma conquista do Espírito em prova.”

Acredito que isso seja uma verdade, mas não acho que eu consigo paz de espírito o tempo todo. Ainda me preocupa como resolver certas situações, assim demonstrando que preciso ter mais fé em Deus e de que tudo tem solução e que vou conseguir ter sucesso em achar essas soluções.

Nancy Neele – 34ª turma
CEAE Santana
São Paulo/SP – Regional SP Norte


“A sua irritação não solucionará problema algum.”

Encaro o presente tema como um grande desafio e sempre que estou diante de uma situação como essa me questiono, como Jesus agiria? Se meu papel é seguir a Jesus e seus ensinamentos, por que não ver a situação pensando nele?

Thamara Santos dos Anjos – 56ª turma
Centro Espírita Redentor
Santo André/SP – Regional ABC


“O mundo desengana e justifica o pessimismo de muitos, mas este julgamento é uma visão imperfeita.”

Nos momentos de desânimo, procuro lembrar que tudo decorre da lei de causa e efeito, que Deus é justo, além de me lembrar de todos os motivos que tenho para agradecer. O exercício da gratidão tem me levado a um maior otimismo.

Flávia Morato dos Santos Assis – 1ª turma
Fraternidade Espírita Estrada de Damasco
Belo Horizonte/MG – Regional Minas Gerais


Dirigente de EAE: Envie-nos, digitado e para o e-mail [email protected], o melhor trecho de algum tema escrito por seus alunos, informando sempre o tema, nome completo do aluno, turma, nome da casa e regional.

Navegue:

Compartilhe: