Mosaico de capas de O Trevo

Criado em novembro de 1973, O Trevo nasceu com a missão de difundir o Espiritismo religioso e até hoje é um dos principais canais de comunicação da nossa Aliança. Mas para ser um farol ainda mais iluminado para os espíritas do futuro, O Trevo precisa superar dois desafios principais: a renovação de formato e o engajamento na Aliança.

Engajamento e Relevância

A relevância de O Trevo está diretamente relacionada ao nível de engajamento deste trabalho em toda a Aliança. Os artigos são feitos por voluntários que sentem que têm algo a contribuir materializando ideias e conhecimento em artigos para este jornal.

Idealmente, as páginas de O Trevo deveriam contemplar os mesmos assuntos que estão em discussão nas diferentes frentes de trabalho da Aliança. Tarefas, prioridades, desafios, projetos novos, orientações, histórias e pensamentos inspiradores vivenciados por voluntários dos nossos centros espíritas. Para isso, precisamos que voluntários de todas as frentes de trabalho sejam, também, colaboradores de O Trevo.

"Sem a troca de ideias com toda a Aliança, a edição se restringe às sugestões daqueles que participam das reuniões de pauta. Por melhor que seja a intenção, certamente está aquém do nosso potencial."

Como Contribuir com O Trevo?

O Trevo está se reorganizando para buscar mais qualidade. A ideia é se aproximar da proposta original, buscando edições mais generalistas, com artigos sobre temas diversos, em vez de edições monotemáticas.

A proposta é dar mais autonomia para que as equipes da Aliança possam redigir artigos sobre questões que julguem relevantes para suas frentes de trabalho. Em paralelo, a equipe de O Trevo produzirá artigos mais aprofundados sobre assuntos diversos relacionados ao Espiritismo.

Reforçamos, aqui, o convite para todos que vivenciam a Aliança sejam colaboradores de O Trevo. Entre em contato!

Discussões sobre Formato

O Trevo não ficou imune ao desafio de transformação digital que afetou quase todos os jornais do mundo. Por uma questão de custos, deixou de ser impresso na pandemia. O problema é que nossas plataformas digitais não estavam preparadas para receber a publicação, com um design amigável e funcionalidades de compartilhamento de artigos.

Hoje O Trevo é distribuído por meio de um PDF no site da Aliança e nos grupos e comunidades do WhatsApp. É uma solução rápida, econômica e democrática, que manteve a publicação viva da pandemia para cá.

Entendemos, no entanto, que o PDF é um formato limitado. São comuns as reclamações de dificuldade de leitura, pois as letras ficam pequenas no celular. Não é possível localizar os artigos no Google, nem mandar seus links para amigos.

Além disso, existe um desejo de parte da rede da Aliança pela volta da edição impressa.

O que Vamos Fazer?

A renovação do formato de O Trevo é essencial para que ele tenha mais alcance. Estamos testando um projeto-piloto para publicar os artigos dentro do site da Aliança em “html”, com possibilidade de leitura e compartilhamento de cada artigo individualmente, além de indexação no Google. Veja esta edição neste link: https://www.alianca.org.br/site/trevo/530/.

Entendemos que é uma primeira fase e que esse projeto poderá ser revisado, pois atualmente O Trevo está hospedado no site da Aliança, que deve ser reformulado.

Já a volta de O Trevo impresso será avaliada pela Editora Aliança, que deverá fazer uma análise de viabilidade.

Fale com O Trevo

As reuniões da equipe ocorrem a cada dois meses aos sábados, de forma híbrida. A próxima será um café da manhã especial na sede da Aliança no dia 15 de março. Entre em contato para saber mais!

Contatos: [email protected] | 1198338-1624 (Marina - via WhatsApp)

Navegue:

Compartilhe: