Editora Aliança: 50 anos de Evangelização com livros
Em 2024, a Editora Aliança celebra 50 anos de uma trajetória marcada pela dedicação à difusão do Espiritismo através dos livros.
Foi criada em 1974, no ano seguinte à criação da Aliança Espírita Evangélica, e teve um papel fundamental na padronização do material didático utilizado nos cursos da Aliança, garantindo a qualidade e a coerência doutrinária entre os diferentes centros espíritas.
Títulos como "Passes e Radiações", "O Redentor" e "Mediunidade", todos de autoria de Edgard Armond, tornaram-se bibliografia fundamental da EAE (Escola de Aprendizes do Evangelho) e do Curso de Médiuns.
Além de produzir os materiais didáticos, outra tarefa importante da editora foi preservar e distribuir a obra literária de Edgard Armond, com destaque para o livro "Os Exilados da Capela" (leia mais na página 7).
Ao longo dos anos, a Editora Aliança expandiu seu catálogo, abrindo espaço para novos autores e temas dentro da literatura espírita. A série de evangelização infantil, por exemplo, foi um grande sucesso e contribuiu para difundir a doutrina entre os mais jovens.
“Em cada centro espírita, uma livraria”
A partir de 2006, a editora passou a ser uma distribuidora, comprando e comercializando livros de outras editoras espíritas, abastecendo livrarias e centros espíritas em todo o país. Atualmente, tem um catálogo de mais de 10 mil livros de diferentes editoras.
Um dos principais projetos em curso é o incentivo à criação de livrarias em centros espíritas. Com o lema “Em cada centro espírita, uma livraria; e em cada livraria, um novo foco de luz”, a Editora Aliança tem diversas iniciativas para facilitar o acesso aos livros, considerados ferramentas essenciais para a divulgação da doutrina espírita e para o processo de reforma íntima e evolução do ser.
5 curiosidades sobre a Editora Aliança
- O livro “Iniciação Espírita” começou como uma sequência de fascículos. Edgard Armond e Valentim Lorenzetti improvisaram para conseguir entregar o material para as primeiras turmas de EAE.
- “Os Exilados de Capela”, de Edgard Armond, é o best-seller da Editora Aliança, com mais de 400 mil exemplares vendidos.
- 70% do acervo da Editora Aliança tem e-book disponível no Kindle, leitor digital da Amazon.
- Apenas 30% das casas espíritas da Aliança têm livrarias. A criação dessas unidades é um dos principais projetos da Editora Aliança.
- O CEAE Manchester, na zona leste de São Paulo, é a casa da Aliança que mais encomenda livros.
Como publicar um livro na Editora Aliança?
É preciso enviar o manuscrito da obra para [email protected] com uma breve sinopse e os dados de contato do autor. A obra deve ser compatível com a doutrina espírita, podendo ser destinada ao público adulto ou infantil.

Equipe atual da Editora Aliança, da esquerda para a direita: Angelo, Patrick, Izildinha, Valcirene, Pedro, Nikolas, Edson, César, Rodrigo, Luciano, Thereza, Fábio, Conceição, Luiz, Marina, Eduardo e Lisane.