Evangelho no Lar Universalista: ‘Ide e Pregai’ para todos
Inspirado nos exemplos de Paulo de Tarso e Barnabé, nasce, em 2011, o Projeto Paulo de Tarso, com o objetivo de levar a mensagem do Evangelho às pessoas, promovendo o aprimoramento do homem em consonância com a missão da Aliança Espírita Evangélica.
Por um determinado período, o Projeto se apresentou em algumas RGA’s (Reunião Geral da Aliança), através de divulgações, com o objetivo de sensibilizar os discípulos de nossa fraternidade no engajamento de seu propósito.
Sabíamos que, para uma ideia nova, haveria dúvidas quanto à clareza e ao entendimento dessa proposta. Mas o convite do Cristo para nós, discípulos na tarefa do Ide e Pregai, é muito claro e sua Boa Nova permanece inalterada, pois, segundo palavras de Paulo de Tarso em I Coríntios, 9:16: “Porque, se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta esta obrigação; e ai de mim se não anunciar o Evangelho!”
Se refletirmos sobre as palavras, nós, discípulos, devemos nos sentir motivados para essa sublime obrigação de anunciar o Evangelho para todos aqueles que necessitam de esclarecimento, orientação e consolação, com o único objetivo de auxiliar no crescimento moral e espiritual do meu próximo e de mim mesmo.

Com o advento da pandemia, em 2020, nosso movimento em Aliança precisou se adaptar e buscar soluções para a continuidade de determinadas ações. O Projeto Paulo de Tarso foi chamado a oferecer suporte às Escolas de Aprendizes do Evangelho, o que resultou no surgimento das Escolas Online.
Assim, reacende a chama do Projeto Paulo de Tarso, porém, buscando ainda uma clareza em sua tarefa principal, de levar a mensagem do Evangelho às pessoas e comunidades. E nos perguntamos: como fazer?
Sem resposta imediata, debruçamo-nos entre reuniões a buscá-la, mergulhando na origem do Projeto e no objetivo principal. Decidimos construir o livreto do “Evangelho no Lar Universalista”, que propõe a divulgação do Evangelho para pessoas de qualquer religião. E, assim, começamos a ver com mais clareza a tarefa que nos cabe como discípulo.
E como divulgar a mensagem do Cristo sem o linguajar da nossa doutrina espírita, pensando naqueles que nela não estão inseridos, mas com certeza buscam o consolo das mensagens da Boa Nova?
Criamos então os projetos-pilotos para aplicação e vivência deste Evangelho no Lar Universalista, convidando discípulos e servidores para participarem. Buscamos disseminar esta proposta através da participação em lives e outras atividades dentro e fora do movimento.
Em novembro de 2022, após algumas reflexões, entendemos que não somos mais um “projeto”, e sim uma “ação em construção”. Então, alteramos o nome desse trabalho para Paulo de Tarso Sem Fronteiras, pois, assim foi a trajetória de Paulo, um apóstolo sem fronteiras levando o Evangelho do Cristo, atendendo ao chamado do Mestre aos discípulos, de Ide e Pregai.
Estamos aqui para reforçar esse chamamento, convidando aos discípulos que são ingressos em nossa fraternidade e aos servidores a abraçar este chamado. Vamos juntos sair a levar a mensagem do Evangelho para todos aqueles que clamam pelo Cristo mesmo sem estar consciente.
Os necessitados são muitos, como já nos alertou Edgard Armond na mensagem conhecida como “Plano-Convite”, de 1950: “A gravidade da hora que passa, na expectativa de profundas modificações na vida do homem sobre a Terra e os avisos que nos são dados continuamente, do Alto, no sentido de se preparar o mundo para futuros dias tormentosos, exigem a formação de bases firmes para apoio da fé, da esperança e da caridade entre os homens.”
Discípulos, vamos semear esta base forte que é o Evangelho de Jesus!
Equipe Paulo de Tarso Sem Fronteiras