Notas
Folha Espírita comemora 50 anos com livro histórico e selo postal

O jornal Folha Espírita completou 50 anos em 18 de abril de 2024. Uma solenidade para celebrar a data foi realizada no dia 22 de abril no Chico Xavier – Centro de Estudos Espíritas de São Paulo, no bairro da Lapa, na capital paulista. A cerimônia teve o lançamento de um livro com a história do jornal e suas capas mais marcantes, além de um selo postal comemorativo.
Criada pelo jornalista Freitas Nobre, a Folha Espírita nasceu com a missão de trazer a visão espírita para assuntos da atualidade. Após a morte de Freitas Nobre, a liderança do jornal foi assumida por sua esposa, Marlene Nobre. Desde o início, o jornal teve Ney Prieto Peres como colaborador.
A Folha Espírita passou por diversas mudanças ao longo dos seus 50 anos. A edição diária, vendida em banca, passou a ser um tabloide mensal. Recentemente, a publicação abandonou o papel e passou a ser uma edição digital, com conteúdo multimídia.
Conheça os temas das próximas edições de O Trevo
A equipe de O Trevo já definiu os temas das próximas edições. Toda edição tem um tema central, abordado em diversas reportagens. Esta edição, por exemplo, é sobre a FDJ (Fraternidade dos Discípulos de Jesus).
A seguir, veja os temas das próximas edições:
- Julho/Agosto: Inclusão: consolo para todos
- Setembro/Outubro: Espíritas, instruí-vos com a leitura
- Novembro/Dezembro: A alegria de servir
Se você deseja enriquecer a discussão de O Trevo com informações, ideias e opiniões sobre esses temas, mande sua sugestão de pauta. Além dos temas de capa, toda edição publicamos artigos sobre diferentes temas relacionados ao Espiritismo. Contamos com sua contribuição.
Escreva para: [email protected]
Peça “Chico Xavier em pessoa”

Em meio a uma série de homenagens póstumas às duas décadas de ausência física de Francisco Cândido Xavier, que desencarnou no dia 30 de junho de 2002, aos 92 anos, Renato Prieto, ator já conhecido no meio espírita pelos filmes “Nosso Lar” (2010) e “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros” (2024), retorna aos palcos emprestando seu ferramental cênico ao homem que psicografou mensagens do além para centenas de pessoas afoitas por acolhimento e carinho.
Seu novo espetáculo, chamado “Chico Xavier em pessoa”, é uma experiência narrativa sobre a arte da escuta, na qual o ícone brasileiro da doutrina espírita aceita a tarefa de responder perguntas cruciais para o entendimento das inquietações existencialistas de nosso tempo.
Prieto encarna Chico, reproduzindo seu “mineirês” coloquial, seus trejeitos e sua fé na humanidade. Diferentes estrelas do teatro e da dublagem vão dar voz aos curiosos que interpelam o médium em busca de conforto e paz acerca do futuro. Como dramaturgo, Rodrigo Fonseca mergulhou em todas as entrevistas históricas famosas de Chico Xavier, tentando resgatar suas reflexões sobre a finitude, a eternidade e o efêmero.
Ficha Técnica
- Espetáculo: “Chico Xavier em pessoa”
- Texto: Rodrigo Fonseca
- Direção: Rogério Faria Jr.
- Assistente: Victor Meirelles
- Técnica: Marcio Boti
- Produção: Projeto Renato Prieto 30 anos e Arte Faz Parte Produções
- Produção Executiva: Alessandra Carvalho / Marcos Santos
- Informações e ingressos (SP): 11 98185-3391 (Vinícius)