Apresentando a edição

🎧 Ouça este texto

Capa da edição 538 de O Trevo

Em um tempo que pede renovação, escuta e coragem para mudar, O Trevo de Maio/Junho de 2026 reúne reflexões sobre juventude, inovação, convivência, mediunidade, educação emocional e compromisso espiritual.

A matéria de capa apresenta o Espirithon, encontro marcado pela proposta de “rejuvenescer mentalidades sem perder a essência”. O texto mostra ideias surgidas a partir da escuta ativa, da comunicação mais acessível, da valorização da juventude, da arte, da tecnologia e do acolhimento nas casas espíritas.

No Editorial, Luiz Amaro aprofunda esse convite ao rejuvenescimento como exercício de autocrítica e renovação. Mais do que atrair jovens, o texto propõe repensar práticas, linguagens e formas de acolher, mantendo vivos os princípios da doutrina.

Em Filosofia, “O livre-arbítrio sob olhar de Santo Agostinho” nos convida a refletir sobre a liberdade humana, a vontade e a responsabilidade espiritual diante das escolhas que fazemos.

Na seção Histórias Inspiradoras, conhecemos “As feridas ocultas da infância de Kardec”, um olhar sobre perdas, ausências e experiências familiares que ajudam a compreender aspectos da formação moral do codificador.

Em Evangelização Infantil, “Lições de inteligência emocional para pais e filhos” propõe uma reflexão sobre emoções, limites, empatia e exemplo dentro da família, lembrando que educar também é aprender a lidar com os próprios sentimentos.

A seção Visão Espírita traz “Como nos reconheceremos no além?”, uma reflexão sensível sobre vínculos espirituais, identidade, gênero, papéis sociais e a continuidade do amor para além das formas de uma única existência.

Em Mediunidade, o artigo sobre P3B dá continuidade às orientações práticas para os grupos de desobsessão, tratando do apoio a espíritos sofredores e da importância da sustentação, da corrente mental e da caridade consciente nos trabalhos espirituais. Adicionalmente, trazemos também nesta edição um reforço sobre os procedimentos do passe P-1 nas assistências espirituais.

Em Mídia, lembramos do filme “Contato”, um clássico de 1997 baseado no romance de Carl Sagan. A narrativa promove um debate profundo sobre ciência e fé, avaliado no artigo de O Trevo sob a ótica espírita.

Em Notas, celebramos os 30 anos do CEFI, uma casa que olha para sua história sem deixar de projetar novos caminhos de acolhimento, serviço e inovação. A edição também traz a poesia “Não Caminho Só”, inspirada na Prece das Fraternidades.

Na Página dos Aprendizes, reunimos depoimentos de alunos da EAE (Escola de Aprendizes do Evangelho) sobre sofrimento, arrependimento, humildade, educação, silêncio, mudança e caminhada com Cristo, revelando a beleza simples da reforma íntima vivida no cotidiano.

E, encerrando a edição, publicamos a lista dos novos ingressantes na Fraternidade dos Discípulos de Jesus, expressão viva de compromisso, perseverança e continuidade no ideal de servir ao Evangelho.

Como de costume, deixamos também nesta página uma charge para descontrair, feita pelo ilustrador e jornalista Marcelo de Andrade.

Que esta edição inspire em todos nós o desejo de renovar sem romper com a essência, servir com mais consciência e caminhar com esperança.

Boa leitura!

Equipe O Trevo

🎧 Áudio-descrição da charge

Charge publicada na edição 538

🎧 Ouça a edição completa

Dê o play e acompanhe os textos desta edição em sequência.

Espirithon: juventude, inovação e esperança a serviço do ideal espírita
  1. Espirithon: juventude, inovação e esperança a serviço do ideal espírita
  2. O livre-arbítrio sob olhar de Santo Agostinho
  3. As feridas ocultas da infância de Kardec
  4. Lições de Inteligência Emocional para pais e filhos
  5. Como nos reconheceremos no além?
  6. P3B: esclarecimentos para melhor apoiar espíritos sofredores
  7. P-1 (Pasteur 1): Recapitulando detalhes do passe magnético
  8. CEFI celebra 30 anos com olhar no futuro
  9. Não Caminho Só
  10. Página dos Aprendizes

Navegue:

Compartilhe: