Página dos Aprendizes
TEMAS JANEIRO/FEVEREIRO – 2026
🎧 Ouça este texto
“A sua irritação não solucionará problema algum.”
Quantas vezes caí nessa armadilha. Hoje consigo evitá-la, pois venho aprendendo a mudar o foco, o olhar... mas a irritação continua aqui dentro, só que bem controladinha. Tenho focado em benevolência, serenidade, equilíbrio, e assim consigo manter a irritação e outros defeitos sob controle. Tenho buscado o autoconhecimento para a autotransformação. Uma tarefa árdua, mas penso que estou no caminho.
Margarete Ramos de Carvalho - 36ª turma (híbrida)
CEAE Santana
Parque Mandaqui - São Paulo/SP
Regional SP Norte
“Pode haver amor sem Aliança? E Aliança sem amor?”
Sempre me considerei uma pessoa empática, buscava ouvir com amor e evitar julgamentos, mas quando partia de algo que eu não gostava ou concordava, eu era a primeira a criticar. Ainda preciso me atentar a esta questão, mas desde o início da EAE, consigo de fato observar isso em mim e lembrar sempre da minha escolha pessoal. Por isso, acredito que, na verdade, Aliança é amor, pois me ajuda todos os dias a lembrar de amar e respeitar, evitando julgamentos.
Maria Eduarda Arrabal Bessa - 52ª turma
Centro Espírita Redenção
Araraquara/SP
Regional Araraquara
“As dores sangram no corpo, mas acendem luzes na alma.”
Tem coisa que a gente só entende quando dói. Porque é a dor que ensina a alma a ver no escuro, a se encontrar quando tudo parece perdido. E por mais que sangre, é nesse processo que a luz acende. A luz da consciência, da coragem de continuar. Hoje, quando dói, eu já não me revolto. Eu respiro. Eu me deixo sentir. Porque sei que, lá no fundo, o que sangra no corpo… é o que faz a alma florescer.
Marcia Tavares - 80ª turma
Grupo Espírita Razin
Bela Vista - São Paulo/SP
Regional SP Centro
“O arrependimento é o primeiro passo para o pagamento de nossas dívidas.”
Me arrependo, sim, de muitas coisas que fiz, inclusive meus pensamentos ruins. Estou me esforçando para melhorar nesse sentido, acredito, sim, que é o primeiro passo para evolução.
Antônia Rodrigues de Oliveira - 3ª turma
Fraternidade Assistencial e Espírita Discípulos de Jesus
Ribeirão Pires/SP
Regional ABC
“A verdade liberta e estimula a redenção."
A verdade liberta, eu percebi isso quando fui identificando falhas minhas. E com esse reconhecimento, fui tentando me ajustar de forma positiva.
Priscila Maria dos Santos - 19ª turma
Fraternidade Espírita União Maior
Santos/SP
Regional Litoral Centro
“Diante da noite não acuse as trevas. Aprenda a fazer lume.”
Fui ao sepultamento de um ex-chefe. Mesmo não gostando de participar desses eventos, me desloquei, na minha folga, para solidarizar-me com os familiares. Dias após, a esposa do falecido entrou em contato comigo solicitando esclarecimentos burocráticos, necessários para o que ela deveria fazer. Ajudei sem qualquer obrigação. Mesmo podendo ser indiferente, escolhi ser solícita no momento de dor ao próximo.
Daniela Pereira S. de Oliveira - 24ª turma
Centro Espírita Vinha de Luz
Ponte Pequena - São Paulo/SP
Regional SP Centro
“O mundo desengana e justifica o pessimismo de muitos, mas este julgamento é uma visão imperfeita.”
O julgamento é uma visão imperfeita, mas sei que, quando estudo e compreendo o espiritismo, tudo é justificável e devo mudar o sentimento de pessimismo e pensar em evolução moral.
Russilene Lopes - 17ª turma
Centro Espírita Paulo de Tarso
Rio Grande/RS
Regional Extremo Sul
“Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro, demonstre a sua.”
Entendo que, do que nos cabe, não é aguardar que o outro, então, facilite nosso caminho, mas sim que a gente não propague as dificuldades impostas, tentando agir com gentileza, educação e empatia.
Danielle Juvela - 143ª turma
CEAE Genebra
Bela Vista - São Paulo/SP
Regional SP Centro
“A sua irritação não solucionará problema algum.”
Fiz uma análise crítica da minha irritação em relação ao externo, ou seja, a tudo o que eu não posso controlar. Do que eu era para o hoje, houve uma melhora. O elevador parado no sétimo andar por vários minutos rendeu a realização do cárdio, subindo pelas escadas. O trânsito congestionado me fez ligar o rádio, inserir minha música preferida e cantar de maneira “estranha”.
Larissa Ferreira - 18ª turma
Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho de Barão Geraldo
Campinas/SP
Regional Campinas