Metas para 2026: caridade, amor e reforma íntima

🎧 Ouça este texto

Caderno aberto com luz suave, simbolizando reflexão, metas e renovação interior

A virada de ano tem seus ritos. É um momento em que nos fechamos para uma reflexão sobre como foi o ano que passou e o que pretendemos para o que se inicia.

É hora de fazer uma pausa para um respiro. De pensar nos nossos erros e acertos.. É importante lembrar de agradecer pelas benesses da vida, pela oportunidade do trabalho e até mesmo pelas dificuldades, lembrando que elas estão no nosso caminho para nos ensinar alguma coisa.

Não à toa o artigo de capa da primeira edição de 2026 de O Trevo é uma inspiração para recomeçar. É preciso recuperar o fôlego para correr atrás dos nossos planos e sonhos no ano que se inicia.

Metas de Ano Novo

Animados com a oportunidade de um recomeço, nos vemos inspirados a criar uma lista de metas para o Ano Novo. Os objetivos variam conforme o autor, mas alguns são bastante comuns: emagrecer, estudar uma língua estrangeira, fazer exercícios físicos, viajar, começar um curso, economizar dinheiro, etc.

Sem dúvida, todos esses projetos são muito positivos e merecedores de dedicação. Mas não podemos esquecer que o nosso principal objetivo como espíritos deveria ser buscar a nossa evolução moral.

Nesse sentido, convido o amigo leitor a refletir sobre quais atividades em 2026 poderão lhe ajudar a evoluir espiritualmente. Que tal incluir essas ações na sua lista de metas do ano?

Na falta de planos, busquemos a inspiração em “O Evangelho Segundo Espiritismo”. O livro cita a palavra “caridade” mais de 300 vezes e traz sugestões de como praticar o bem.

São muitos os necessitados neste planeta. Enquanto faltar pão à mesa dos nossos irmãos, há oportunidades para caridade material. São muitos os projetos nas casas da Aliança, fora do movimento espírita e até mesmo as oportunidades que aparecem à nossa frente todos os dias de ajudar os menos afortunados.

Além disso, existem boas ações que não custam nada. Quem deseja fazer o bem, encontra inúmeras possibilidades de usar seu tempo, braços ou cérebro para o trabalho voluntário. Se tudo lhe faltar em termos de energia e capacidade, ainda assim é possível fazer orações e vibrações pelo próximo. Elevar seus pensamentos para alguém é também caridade.

A Aliança se organiza em diferentes programas de trabalho. Nas conversas que tenho com equipes de diferentes casas, projetos ou regionais é recorrente o tema de que faltam servidores de Cristo. Por outro lado, olhando o copo meio cheio e pensando naqueles que buscam uma oportunidade de evoluir espiritualmente, estão sobrando oportunidades de servir.

Que cada um de nós consulte seu coração para entender se pode fazer mais em 2026. E reflita em quais atividades poderá ser mais útil e servir com alegria e dedicação.

“Fora da caridade não há salvação”. A mensagem resumida no “Evangelho Segundo O Espiritismo” nos lembra que quando praticamos o bem, beneficiamos não apenas o próximo, mas a nós mesmos.

Um ótimo 2026 a todos!

Luiz Amaro
é Diretor-Geral da Aliança

Navegue:

Compartilhe: